
Ao entrar em Porto Novo se avistam montanhas áridas, nuas de vegetação, enfim, uma paisagem seca dominada pelos tons de castanho, mas logo se que se entra Vila das Pombas o espírito do viajante ficará espantado com as maravilhosas paisagens. Esta é a primeira de três localidades de maior dimensão. Seguem-se Ribeira Grande e Ponta do Sol. Todas elas com uma personalidade diferente.
Santo Antão ganhou uma fama de paraíso natural, um cenário ideal para as caminhadas de montanha, e isso tem atraído um certo público, especialmente europeu.
A Vila das Pombas é um local genuinamente agradável. Com as suas mercearias familiares, os cafés e restaurantes para todos os gostos, o mar. É um local onde uma alma romântica se poderá imaginar a viver por uns tempos. Uma vida simples, horas intermináveis de leitura e escrita, conversas com gentes ali nascidas e criadas.
Quanto a Ribeira Grande, as pessoas são generosas e amigáveis, e percorrer aquelas ruas é uma experiência preciosa. Mais para o centro, a rua que seria o coração da Ribeira Grande colonial, quando era ainda a capital administrativa da ilha. Ali avista-se uma fileira de prédios com arquitetura claramente portuguesa.
É de Ribeira Grande que se apanha o “coletivo” para a Ponta do Sol. Estes transportes, carrinhas grandes que funcionam como táxis partilhados, ligam as localidades da ilha, pelo menos neste eixo costeiro. Encontram-se com facilidade e são muito económicos. Tornam a vida de um visitante muito fácil e como uma mais-valia ainda permitem estabelecer contactos com pessoas locais, sempre prontas para uma conversa e ajudar no que puderem.
Mas de todas as atividades que se podem desenvolver nesta ilha, serão as caminhadas de montanha que chamarão mais visitantes, e as condições para a prática do hiking são fabulosas. Uma das melhores e mais procuradas pelos turistas é a caminhada pelo parque natural Cova-Paul . Que mais se poderá desejar? Paisagens de cortar a respiração, trilhos relativamente fáceis de seguir com condições de segurança total, gentes amigáveis sempre prontas para dar uma indicação que seja necessária. É mesmo um convite para se sair de casa pela manhãzinha e se passar um dia em grande, caminhando por entre o verde de Santo Antão.
SEJA BEM-VINDO A ILHA DE SANTO ANTÃO